16 de Maio dia do Gari



A origem do nome "gari" se deu quando um empreiteiro francês, Aleixo Gary, firmou contrato com o ministério Imperial em 11.10.1876 para realizar a limpeza do Rio de Janeiro.

A palavra originou-se do fato de que toda vez que havia algum lugar muito sujo, ou quando alguém jogava restos em lugares indevidos, havia sempre alguém que dizia: “chamem o gary” ou ” vai ser preciso chamar o gary”. Daí o nome para o cargo de quem faz a limpeza das ruas.O trabalho do gari é uma das atividades humana mais importantes para a manutenção do Planeta Terra, mas quase ninguém reconhece o nosso valor.

A importância do gari 

Além de sermos desprezados pelos prefeitos que não estão nem ai com os garis do Brasil e às vezes somos maltratados e roubados na cara quando os prefeitos não nos passam o equipamento de trabalho adequando para o exercício da nossa função e não paga os 40% de insalubridade que muitos economistas da miséria governamental só paga 20%.

Alem disso, ainda tivemos que suportar o maltrato e discriminação decorrido pseudo-jornalista e apresentador do tele jornal da Band, Boris casoy, que nos chamou de "merda" "o mais baixo da esscala do trabalho" no fim do ano 2009, em rede de TV nacional. Foi o presente de fim de ano que Boris Casoy e a BAND nos deu revelando o que pensam e muitos brasileiros que se acham eternos por que tem um salario maior que o do gari.

Na verdade o senhor Boris Casoy não só revelou o que pensa, mas também o sentimento de uma boa parte da sociedade brasileira, que desprezam os humildes trabalhadores do nosso Brasil. Aqueles que são o sustentaculo da grande economia nacional, pois sem a mão de obra de peso dos proletarios, a burguesia ficaria infamem sem poder crescer. É preciso ver que não é só o Boris Casoy que revela preconceito com o gari, muita gente passa por nós e faz de conta que somos apenas uma maquina de produção de limpeza, sem falar naqueles que nos chama de lixeiro, onde na verdade lixeiro pode ser visto como um deposito de lixo já que o termo é masculino da lixeira. Em todo Brasil o gari sofre preconceito de boa parte da sociedade como de  jornalistas que não tem empresa e trabalha pra o patrão, sendo um mero proletário, mas mesmo assim discrimina e destrata o gari ao chama-lo de lixeiro.

http://farm6.static.flickr.com/5025/5545693086_68478f5e49_z.jpgBoris Casoy humilhou não só os garis, mais todos os cidadãos que são humilhados pelo governo federal, ao trabalhar 30 dias e receber um salário mínimo como retrato da maior esmola nacional.

No dia 16 de maio quem vai reconhecer o valor de um gari?

Já imaginou como seria o mundo sem o gari e como seria o mundo sem um pseudo-jornalista que despreza a classe de trabalhadores tão importante no planeta terra?

Parabéns a nós garis que limpamos o lixo da sociedade, que purificamos o espaço natural, que varremos as ruas, praças cemiterios, limpamos galerias, fazemos capinação na zona urbana, mas não podemos limpar o lixo que gera grande fendetina em Brasília, como em muitos estados e cidades deste País. É o famoso lixo da corrupção na política nacional e também o lixo que esta nos corações de muitos que pensam que são que deuses e que são maiores que simples gari, sendo carne da mesma carne, ossso do mesmo osso.

Parabéns a todos os garis de Campina Grande na Paraíba e do Brasil que mesmo não recebendo os louvores da cúpula da administração publica, temos em nosso corações o valor que nos conduz, a honestidade e a vontade de ver um Brasil melhor!

Parabéns, gari!











CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

DIÁRIO DO GARI

POEMA DE MARTINS DA CACHOEIRA




 


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima